segunda-feira, 10 de maio de 2010

Filet mignon de porco a la framboesa, mostarda de dijon e mel







Os domingos nessa casa são dias oficiais de comidas elaboradas! Posso estar cansada, dor nas pernas e nas costas que não abro mão de fazer alguma coisa nova ou antiga que a gente goste! Afinal de contas eu comecei assim! Cozinhando nos domingos, passava a semana procurando receitas, trocava receitas com meus pacientes e amigos no CTI, preparava os jantares dos aniversários de familia! Era legal! E o mais legal é que agora posso fazer isso todos os dias! :D
Mas vamo deixá de conversa fiada e vamos ao que interessa!

Aqui na España existe um corte que se chama solomillo. É o filet mignon tanto do porco quanto do boi. Vai a foto pra vocês identificarem!


É mais fino e macio que o lombo aí do Brasil.
Bom, o caso foi que eu limpei bem e deixei marinando 3 horas aprox. com vinagre de framboesa, sal, pimenta negra e cravos.
Derreti uma colher de manteiga em uma frigideira grande, esperei esquentar muito e dourei o solomillo inteiro. Quando estava quase pronto coloquei a mistura de mostarda e mel pincelando em toda a peça. Pronto!
Acompanhei com um risoto ao licor com tomates e azafrão! Vocês querem a receita também ?

4 comentários:

  1. queremos sim, mas primeiro vc tem que explicar o que é vinagre de framnoesa..kkkk...nem sabia que isso existia!! rs
    beijos pra minha chef preferida!

    ResponderExcluir
  2. amigaaa!!!! ja diz o proprio nome!!! é um vinagre com framboesa e açúcar!!! o que eu tenho é francês da marca Fauchon Paris. Aí tb deve ter esse ou algum de outra marca. Se nao tiver, vc marina com algum vinho tinto bom... Para que fiquem o sabor e os aromas! O vinho e o vinagre rompem a estrutura da molécula de proteína da carne, tornando-a mais macia.
    beijosss!!! amo vc!

    ResponderExcluir
  3. Amiga!! Tb quero a receita do risoto, e tenho uma dúvida, quanto coloco de mel e mostarda? coloco direto na frigideira? Beijinhossss

    ResponderExcluir
  4. oi Má! a quantidade depende do tamanho da peça... mais ou menos 2 colheres de mel para 1 de mostarda. Coloque em cima da carne na frigideira mesmo e vá virando para que o mel caramelize e para que toda a carne fique coberta pela mistura.
    bjossssss! :D

    ResponderExcluir