domingo, 12 de julho de 2009

La burbuja culinária!







Na semana passada fiz um curso que tinha como título "La burbuja culinária - salud y economia en nuestros fogones". O curso foi oferecido pela Cátedra Ferrán Adriá, na Universidade Camilo Jose Cela onde o objetivo é enfocar cultura e criatividade gastronômica.



Entre muitos palestrantes estava ninguém menos que Juli Soler, um dos donos do El Bulli!! Ficamos todos de boca aberta com a maneira do Juli pensar, de treinar os cozinheiros e seu pessoal!!! Vocês acreditam que cada profissional que entra ele leva pra dar uma volta gastronômica pela europa ???? Claro!! Pra que todo mundo que trabalha lá conheça o melhor e o pior daqui! Ele tem um senso incrível de trabalho em equipe, de humanizaçao e confiança! A jornada de trabalho aqui em Madrid por exemplo é: de 11 as 16 e de 19 as 00. Isso no setor de bares e restaurantes. E os funcinários só tem um dia livre.



Os funcionários do El Bulli nao...!! Mesmo antes de ser o que é o restaurante, eles tinham 2 dias livres e trabalhavam a metade. Perfeito!!!! Um cozinheiro funciona muito melhor descansado e feliz da vida! Foi ele quem descobriu o Ferrán e incentivou a divulgaçao da sua cozinha, porque, claro... o Ferrán descobria coisas mas nao apresentava. E entendemos que atrás do melhor restaurante do mundo, existe um grande trabalho!! E com idéias que já iam muito além do senso comum!



Estavam também outros 2 excelentes cozinheiros de restaurantes daqui de Madrid que tem estrelas Michelin; Andres Madrigal, do Alboroque e Juan Pablo Felipe do El Chaflán e Ari´s bar.



E num dos dias do curso, fomos jantar no Ari´s bar, que tem os mesmos pratos do El chaflán mas com um preço popular, digamos assim! Claro, os pratos também sao menores, mas é um menu degustaçao. Comemos de entradas anchovas com tomate, tartar de atùn com pistache (que era perfeito!!), ensaladilla rusa com salmao, papas con mojo (que sao batatas enrugadas com sal grosso e um molho delicioso), chipirones en su tinta, surtido de queijos com compotas de frutas, pao de ervas e reduçao de Pedro Ximenes. O primeiro prato foi atum vermelho com pil pil de tomate, o segundo prato foi secreto ibérico com gazpacho de pisto e tomamos 3 sobremesas!!! brownie com sorvete de baunilha, natillas de chocolate branco com marmelada de limao e torta de queijo com frutas vermelhas! Gente.... estava tudo perfeito!!!! Agora escrevendo eu vejo como comemos!!! rs! E tomamos àgua, cerveja, vinhos e cafè! Tudo isso por 30 euros! Muito barato pra degustar as obras de arte de um cozinheiro com estrela!



Nòs ja conhecìamos a cozinha do Juan Pablo e por ele já temos carinho! Quando a escola fez 50 anos fizemos um jantar pra 130 convidados com os pratos elaborados por ele. Nos dividimos em grupos e eu fiquei no primeiro prato que era exatamente o atum vermelho com pil pil de tomate(que levamos 3 dias pra fazer!!), com couscous de verduras e tomate doce.



Deixei vocês com fome, nè?!?!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário