segunda-feira, 25 de abril de 2011

Risoto de frutos do mar ao leite de côco e coentro

A foto nao faz jus ao prato! 

Pra comemorar a páscoa, a chegada em Madrid, a saída de Madrid e o começo de uma das etapas mais importantes da minha vida ! 


Fizemos as almeijoas, as chirlas, os anéis de lulas e os camarões nadarem alegremente num incrível mar aromático  de côco e coentro. 


Ingredientes para 4 pessoas que repetiram 3 vezes:


- 1 punhado de anéis de lula picados
- 1 punhado de almeijoas frescas
- 1 punhado caprichado de camarões inteiros, com cabeça e tudo. 
- 1 punhado de chirlas (sao almeijoas pequenas) 
- 4 tomates bem maduros sem semente em cubos
- 1/2 cebola em brunoise
- 1 litro de caldo de pescado e mariscos
- 1 lata de leite de côco
- 500gr de arroz redondo
- vinho branco
- coentro fresco
- sal e pimenta 


Modo de fazer: 
1- Refogue uma parte da cebola com azeite de oliva. Incorpore a lula, o camarão e mexa por 2 minutos aprox. Coloque o tomate picado, sal, pimenta, apague o fogo e tampe. 
2- Em outra panela refogue o restante da cebola, coloque o arroz, em seguida o vinho, deixe evaporar e incorpore um pouco do caldo. Sem deixar de remover, acrescente mais caldo a medida que seca, logo coloque o leite de côco e quando o arroz estiver quase bom, al dente, acrescente o primeiro refogado. Mexa com cuidado para que as cabeças dos camarões não se soltem do corpo. Quando estiver no ponto coloque as conchas, desligue o fogo e tampe por 3 minutos. Abra a panela, coloque o coentro e tampe 3 minutos mais. Servimos com o albariño Lagar de bouza, 2008. Maravilhosamente frutado e refrescante ! 

2 comentários: