segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Pão


Aqui na europa todo mundo come com pão. No almoço e no jantar ele tá lá na cestinha, esperando ou sendo beliscado enquanto a comida fica pronta.
No começo é dificil se acostumar! Dá aquela saudade do arroz com feijão e eu me lembro que meus primeiros pães permaneceram intactos. Mas depois a gente se acostuma, se delicia com eles e já não pode mais ficar sem!
A Maria, da página "Camino de mesa", postou um texto delicioso sobre nosso protagonista! Está em castellano mas vou colocar o link aqui pra vocês.
Ela fala do trabalho do jornalista gastronomico Jose Carlos Capel, "El pan", que construiu uma tabela para maridar pães e diversos tipos de comida.

Pães crocantes e torradas finas estão associadas aos aperitivos, aos embutidos e queijos se recomenda pães de trigo leves e fornadas rústicas sem miolo.
Para foies e patés se recomenda pães levemente doces, como o de trigo e milho e para verduras os indicados são os pães morenos ou integrais.
Para acompanhar peixes, escolha os esponjosos levemente tostados - baguetes, pães de trigo branco ou de milho.
Finalmente para carnes, Capel nos sugere os pães rústicos, de trigo candeal, de miolo duro e muito trabalhados e também da força aos pães levemente ácidos, como a mescla de trigo e centeio.

Com essas dicas já podemos preparar nosso menú e provar as combinações, porque segundo a Maria, "tienen miga" !

Nenhum comentário:

Postar um comentário