sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O bolo que deu certo mas nao deu....


Hoje, sexta feira, é aniversario de um amigo meu e tive a "brilhante" idéia de oferecer um bolo de presente...rs. Fiz isso porque além de eu nao ter treinado nem um bolo nas férias, seria um presente legal e barato. Eu nao sou muito de fazer doces, na verdade nunca faço porque nao como. O unico doce que sei fazer é o doce de morango, doce de leite e chocolate que depois passo a receita pra vocês! E até na escola minhas decoraçoes de bolo ficam "meia boca"! Também nao posso ser boa em tudo, né gente!!! hehe!
Comecemos pela massa!
Aqui na España eles tem uma receita, que é base de varias tortas, e se chama bizcocho ligero (bolo leve).

Os ingredientes sao:
4 ovos
115g de açúcar
60g de farinha de trigo
60g de maizena

Bata os ovos com açúcar até triplicar de volume. A parte passe por uma peneira a farinha e maizena. Quando os ovos tiverem bem batidos misture a farinha e maizena sem bater pra nao murchar. Aqui se chama mezclar al aire!
Coloque numa forma untada e leve ao forno a 180 graus por uns 20 minutos.

Bom, até aí tudo perfeito!! O bolo cresceu, ficou lindo e eu fiquei super orgulhosa! rs!
Depois fui pros recheios. Cortei o bolo em 3 camadas e fui recheando com chantilly e confitura de morango. Ah, molhei o bolo com suco de laranja pra dar um toque azedinho.

A cobertura que eu fiz era uma que encontrei no cyber cook e num outro bolo ficou otima.

Receita da cobertura:
4 colheres de manteiga
8 colheres de nescau
8 colheres de açúcar
8 colheres de leite

Derreta a manteiga, misture todos os ingredientes e dê uma fervura.
Dessa vez ficou fina demais e nao tampou do jeito que eu esperava. Mas como pra tudo na vida existe uma soluçao, resolvi fazer um brigadeiro e cobrir meu "querido" bolo!
Enquanto o brigadeiro estava no fogo meu celular tocou (e era a dona do ap) fui conversar com ela e o brigadeiro queimou!!!!!!!!!! Puts..ahhhh nao......

Tirei do fogo correndo e passei pra outro recipiente. No final das contas, usei assim mesmo como cobertura porque provamos, Pedro e eu, e achamos que nao ficaria ruim. Aff.. beleza!!! quase terminado!!! Fui passar pro prato de apresentaçao e desmoronou um pedaço debaixoooo!!!! Meu Deus... ta bom, nunca mais faço bolo..rs! Ou melhor, deveria trabalhar numa confeitaria e fazer bolos ate sairem iguais a esses das vitrines!! Depois de tudo eu coloquei no prato e decorei! Nao ficou mil maravilhas mas deu pra praticar! E o pedaço que desabou serviu pra gente provar e ver que ta uma delicia!

Taí a foto!


2 comentários:

  1. hahahah.. adorei!!!!!
    deu água na boca... faça um bolo de morangos depois. beijos
    Carol
    adoro o blog!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Flavinha, isso do bolo se rebelar também já me aconteceu :)
    Estou devorando seu blog e aprendendo várias coisinhas novas, voltarei sempre!
    Ah, e os seus salgadinhos são um espetáculo!
    Beijos e boa semana ;***

    ResponderExcluir