quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mulher de fases!


Como todo mundo sabe, eu sou uma mulher de fases! Tenho a fase das sopas frias, de salmao com philadelphia, das esferificaçoes, de espumas, etc!
Agora estou na fase da ostra! Nao significa que saio da concha em forma de pérola nao!
Estou provando, conhecendo, cozinhando!
Semana passada fui ao mercado San Miguel. Lá tomamos uma ostra deliciosa que tinha gosto de avela! Nao lembro o nome, mas domingo volto lá provo outro e anoto! rs! Tiramos a ostra da concha, molhamos com champagne Taittinger e saboreamos como se fosse a ultima do mundo!
E coincidentemente essa semana na aula tivemos um prato que se chamava :

" Salmorejo con ostra frita y aire de remolacha (beterraba)"

A receita taí! vamolá!

Receita para 6 pessoas

Para o salmorejo (que era um pouco mais azedinho)
2kg de tomates maduros
1 pimentao vermelho
1 dente de alho medio
miolo de pao (1 prato fundo cheio)
vinagre de jerez (que é o segredo!)
azeite de oliva extra virgem prensado a frio (500 ml) (me lembrem de escrever sobre azeites!! tenho varias novidades!)
uma pitada minina de cominho

Elaboraçao: Bater tudo no liquidificador ate emulsionar. Ahh coloquem sal!
Reservar.

Ostra
6 ostras muito frescas
Elaboraçao: abrir as ostras com cuidado reservando sua propria agua. Desprende-las da concha e lava-las em sua agua. Cortar em 2 metades. Lavar bem a concha. Reservar.


Para o empanado orly:
1 xicara de farinha de trigo
2 gemas de ovo
300ml de cerveja

Elaboraçao: misturar tudo formando um creme. molhar a ostra e fritar em azeite de oliva.

Para o ar de beterraba:
1 L de suco de beterraba
7 gramos de lecitina de soja

Elaboraçao: Bater com um mixer ate que forme bastante ar.

Sal grosso humidecido para apoiar a concha.

Montagem: Coloque o sal grosso formando um montinho. Apoie a concha. Dentro coloque o salmorejo, a ostra frita e o ar de beterraba pra dar um toque terra muito refrescante! Ta pronto!

Parece trabalhoso mas nao é! Um prato facil, lindo, saudavel e deliciosooooooo!!! Taí a prova!


Nenhum comentário:

Postar um comentário