quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Trufa de maracujá no copinho



A idéia veio da minha irmã, que ontem carregava com ela uma vontade insana de comer doce e não parou de falar na minha cabeça até conseguir me convencer a ir pro fogão as 23 hs! E ela foi comigo, raspando a lata do leite condensado, a panela, cortando o maracujá enquanto cantarolava.

Na verdade essa foi uma receita abri-a-geladeira-e-usei-o-que-vi-primeiro. Sem planejamentos e sem nenhum teste anterior. Claro que existem trufas de maracujá mais gostosas e mais elaboradas, mas essa eu gostei pela praticidade.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de manteiga sem sal
- 2 colheres de licor (eu usei o de jabuticaba porque era o que eu tinha em casa, mas qualquer licor de fruta ou chocolate deve ficar bom)
- 100 ml de suco de maracujá concentrado (aquele da garrafinha, sabe?!)
- polpa de 1 maracujá fresco para decorar

Modo de fazer:
1- Em uma panela derreta a manteiga e coloque o leite condensado.
2- Quando começar a ferver coloque o licor. Não pare de misturar.
3- Apague o fogo e coloque o suco pouco a pouco mexendo com o fouet para que não "corte" e não fique com aspecto grumoso.
4- Se você for enrolar, deixe esfriar, faça as bolinhas e passe por uma mistura de leite em pó com gengibre em pó, côco ralado, raspinhas de laranja, etc.
Eu coloquei nos copinhos e cobri com a polpa do maracujá fresco enquanto a Nina raspava a panela e falava: Hummmmmm !

Nenhum comentário:

Postar um comentário