quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Creme frio de tamarillo




Tomate japonês, tomate francês, tomate árvore ou tomatão. De textura firme e sabor adocicado, o tamarillo é um tipo de tomate que lembra goiaba, acerola e tomate mesmo, tudo numa fruta só. É originária dos Andes e hoje em dia cultiva-se na Nova Zelândia, Califórnia e no Brasil - Bahia, Minas e São Paulo. Com ela dá pra fazer chutneys, geléias, coulis, sopas e o que a sua imaginação mandar! 




Eu tenho a mania de comprar alimentos que não conheço na feira, adoro provar, inventar receitas e estudar sobre eles. Que tal você fazer o mesmo? ;-) 

Creme de tamarillo - Ingredientes para 4 pessoas: 
- 5 tamarillos sem casca (a casca é firme demais) 
- 1 dente de alho miudinho
- Azeite de oliva extra virgem
- flor de sal
- pimenta malagueta
- 1 colher de chá de açúcar mascavo 

Modo de fazer: 
1- Descasque o tamarillo e corte em 4 partes. Guarde as sementes roxas para decorar se você quiser. 
2- Bata no liquidificador com meio copo d´água e os demais ingredientes menos o azeite. 
3- Abra a tampa do liquidificador e vá colocando o azeite, contando 15 segundos enquanto o fio se incorpora ao creme. É uma boa maneira de emulsionar, resultando em consistência de creme. 

Guarde na geladeira até a hora de servir. Combina com camarão, legumes crus em palito e chips de batata, abobrinha, etc. Eu servi com queijo branco, manjericão fresco e alcaparras. 


3 comentários:

  1. Não sabia o que fazer com os tomatinhos. Ótima receita, ficou como uma maionese, uma delicia com torradinhas no azeite.

    ResponderExcluir
  2. fiquei sem saber que é flor de sal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor de sal é a primeira capa cristalizada formada pela água do mar. As características dependerão principalmente dos ventos, e aí esse vidrinho salgado aparece. É bem mais delicado que o sal normal e tem muito menos sódio. De qualquer forma, você também pode usar o sal normal, ok? ;)

      Excluir