terça-feira, 18 de setembro de 2012

Compota de cajú



Meu pai ama cajú. Sempre que ele vê uma bandejinha com uns bem maduros ele compra. Pelo preço que for. 
Eu gosto do suco, do doce, do picolé e da castanha. Mas a fruta pura me gruda a boca toda e não consigo comer nenhuminha inteira. 
Após sua visita sobraram-me 2 deles na geladeira, e coincidentemente havia lido um livro de receitas baianas com a receita da compota. 

Liguei pra mamis só pra confirmar a receita da vovó e fui pro fogão. 

Ingredientes: 
- 2 cajús maduros
- 100gr de açúcar
- suco de 1 limão

Modo de fazer: 
1- Coloque os cajús com casca (não tiro a casca de quase nada) em uma panela pequena, faça alguns furos e coloque o açúcar.
2- Adicione água cobrindo a fruta 2 dedos. 
3- Incorpore o suco de limão. Cozinhe em fogo baixo até que a calda engrosse, 1 hora aproximadamente. 
4- Não é necessário misturar, dê no máximo, um remelexo na panela. 
5- Depois de pronto conserve em um pote fechado na geladeira. 

Dá pra servir com sorvete, matar aquela vontade de doce durante a semana ou usar para uma caipirinha na sexta á noite! 
Chega sexta, chega!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário