quinta-feira, 23 de julho de 2009

Curiosidades sobre chás!


Muita gente tem duvida em relaçao aos chás verde, branco, vermelho e negro. Eu também tinha duvidas até fazer uma degustaçao dos chás com uma profissional que entende tudo deles!


Vou explicar um pouco!


Esses chás em geral sao plantas da familia da Camelia Sinensis e os principais países produtores sao China, Japao, Taiwan, Sri Lanka e Kenia. A partir das folhas frescas da Camelia se elaboram as variedades dos chás.


Chá branco: As folhas selecionadas sao as tres ultimas que ainda estao sem abrir e estao cobertas por uma pelicula branca, o que da o nome ao chá. As folhas sao secas artesanalmente preservando todas as suas propriedades. É rico em antioxidantes.


Chá verde: Sao colhidas as folhas verdes e escaldadas pra nao oxidarem. Também é rico em antioxidantes e bastante diurético.


Chá vermelho: Sao as folhas verdes fermentadas. Conta a historia que nos trajetos das caravanas que partiam do sudoeste da China, cruzavam o Tibet e finalizavam na Índia, as folhas que partiam verdes iam fermentando com o calor dos animais. Até hoje a fabricaçao desse chá é um segredo bem guardados pelos produtores!

Tem funçao estimulante do metabolismo de gorduras e a coloraçao bem vermelha.


Chá negro: As folhas verdes passam por um processo de oxidaçao completa. É o mais estimulante porque favorece a liberaçao da teína na infusao.


Vou colocar aqui uma receita que eu adorei e que vou preparar agora que é verao!


Cocktail de chá:

1 L de chá de limao japones

1 dose de vodka (obaa!)

4 colheres de açúcar

gelo em escamas

cascas de limao ou lima


Elaboraçao:

Preparar a infusao de chá , agregar a vodka e o açucar. Servir em taças com gelo e enfeitar com limao!


Que rico!!!