quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Caviar de Esturjao

Eu sou uma apaixonada pelos caviares! Tanto prova-los quanto estudá-los!

Achei informaçoes bem legais!


O autentico caviar é o das ovas de esturión ou esturjao, que encontramos no mar caspio e as 3 principais variedades sao: beluga, ossetra e sevruga.
Os melhores tipos se pescam em Russia, Arzebaijao e Iran. Com a poluiçao dos mares e sobrepesca a alternativa foi a produçao em cativeiro dos 3 tipos de peixes.
Os persas foram os primeiros a consumirem o caviar de maneira regular. Antigamente se consumia somente a carne do esturion e os persas acreditavam que as ovas potencializavam a força fisica e resistencia. Durante a idade media na Russia o caviar era consumido pelas classes mais baixas como substituto da carne nos dias de abstinencia e jejum. É bastante ironico pensar que no seculo XIX o caviar era um elemento habitual nas mesas russas e um alimento de classes baixas nos Estados Unidos devido a grande produçao e ao fato de serem os primeiros do mundo á comercializaçao .
O caviar começou a fazer parte das mesas luxuosas depois da revoluçao Russa de 1917 devido á emigraçao de grande parte da aristocracia Russa á França.
E sabem quem foi o grande consolidador do consumo de caviar na alta sociedade??? Charles Ritz! Que incluiu o caviar nos pratos preferidos elaborados pelos gourmets dos seus prestigiados hoteis!
Maneira de servir: apresentar em um recipiente fundo de cristal em banho maria com gelo. Se serve com pao ingles untado de manteiga, pedacinhos de limao siciliano e cebolinha cortada bem fina! Eu ja provei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário