segunda-feira, 30 de julho de 2012

Creme de caramelo com café



Essa semana só consegui pensar doce. Assei, caramelei, confeitei, enformei, desenformei. 
Pode ter a ver com a casa nova, novas energias, nova vida - cheia de amor. 
As pesquisas e o trabalho também contribuem na cozinha. Começo a estudar e logo me vejo entre peneiras, fouets, manteiga, ovos e maçãs. Penso melhor cozinhando, sempre pensei. 
Ando também um pouco introspectiva, no meu casulo... transformações..
No meio de livros e panelas, estudo e me preparo para viajar pelo Brasil, literalmente de norte a sul, levando um pouco do que sei e trazendo comigo novos amigos, novos conhecimentos e mais experiência! 

Essa eu fiz para relaxar! Receita do livro: Receitas com ovos
Ingredientes: 
180gr de açúcar
150ml de leite
100 ml de creme de leite fresco
15gr de café solúvel - usei extra forte
3 ovos
2 gemas - Acredito que 1 gema só é suficiente, quem testar me conta
açúcar para caramelizar no momento de servir - mascavo é bemmm mais gostoso!

Modo de fazer: 
1- Separe 5 a 6 vasilhas refratárias que possam ser levadas ao forno. Coloque-as em uma forma com algo de profundidade porque vamos assar em banho maria. 
2- Em uma panela de fundo grosso derreta 100gr de açúcar até tomar cor de caramelo. Reparta entre as vasilhinhas rapidamente, espalhando o caramelo por todo o recipiente. Atenção: caramelo queima muitooo! Cuidado ao manuseá-lo. Espere esfriar por completo. 
3- Pre aqueça o forno a 120ºC.
4- Em uma panela pequena junte o leite, creme de leite e o café e leve ao fogo até levantar fervura. Assegure-se de que o café esteja bem diluído. 
5- Em uma tigela coloque os ovos, as gemas e o restante do açúcar (80gr) e bata por 2 minutos aprox. A batedeira ajuda muito! Eu ainda não tenho uma, aceito presentes! hehe! 
6- Despeje o leite fervendo sobre essa mistura devagar, mexendo sem parar. Se você parar de mexer o ovo coagulará. Distribua entre as vasilhas caramelizadas e leve ao forno com água morna na forma até a metade das vasilhinhas. Asse por 45 minutos ou até que, ao espetar, a faca saia limpa. 
7- Deixe esfriar, espolvoreie uma chuvinha de açúcar e queime com o maçarico. 


Se você não tem maçarico, desenforme e transforme em um pudim. 
O caramelo de baixo formará um véu cobrindo seu delicioso creminho! 


2 comentários:

  1. huuummmmm 'gradei' dessa aí heim?!!! rsrs nhamenhame rsrs ainda bem que uma opção para não usar o maçarico rsrs acho que o Corpo de Bombeiros não iria gostar muito de me ver usando isso rsrs
    Boas inspirações aí pra ti!!
    bjs
    Manu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk! O maçarico é facim de usar, Manu!
      Um beijo e um queijo!

      Excluir