quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Camarão na abóbora




















Em outubro eu vou participar de um encontro gastronomico na casa rural de uma amiga minha em Huesca, norte da España. Ela convidou 6 cozinheiros e cada um tem que mandar 2 receitas. Eu fiquei pensando, pensando, pensando e resolvi mandar o nosso camarao na abobora, que é um prato que eu ja fiz (na casa da Nádia, lembra Nádia??) e o pessoal adorou! Além de ser bem brasileiro! Foi um pouco dificil escolher alguma coisa legal e que seja novidade pra eles pelo fato de estar mergulhada em outras cozinhas!

Essa é a receita que eu gosto! Se alguem tiver outra mais legal pode me mandar!


Camarão na Moranga


Ingredientes:
- 1 moranga de bom tamanho
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola grande ralada
- 700 ml de polpa de tomate
- 2 cubos de caldo de camarões ou peixe
- 1,5 kg de camarões grandes e limpos
- sal a gosto
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 1 lata de creme de leite sem soro
- salsa picada
- 700g de catupiry




Modo de Preparar: Prepare a moranga. Corte a parte do cabo, abrindo um buraco largo. Dependendo do modo como vai decorar o prato, pode ou não usar esta parte, que ficaria como tampa. Se for esse seu caso, corte deitando a faca para fora, o que fará com que tenha um apoio, na hora de fechar. Com a mão, retire as sementes e as fibras que lá estão, limpando a abóbora. Coloque-a numa panela grande. Encha-a, então com água, junte uma ou duas colheres de açúcar. Cozinhe bem, por cerca de uma hora. Estará boa, quando, ao espetar um garfo na casca, este penetrar na abóbora. Retire a água com cuidado. Tempere os camarões já limpos com sal e alho. Leve uma panela ao fogo com a manteiga e, quando esta derreter, junte a cebola picada e refogue bem, até que fique transparente. Junte a polpa de tomate, os cubinhos de caldo de camarão e deixe ferver por uns 10 minutos, até estar bem reduzido. Junte os camarões e deixe que cozinhem por exatos 7 minutos.Dissolva o amido de milho em um pouco de água e misture ao molho, mexendo sempre até que engrosse. Junte o creme de leite, misture e desligue o fogo. Forre a moranga com uma camada grossa de catupiry. Coloque a abobora no refratário que será servida,incorpore o molho de camarão e leve ao forno para gratinar. Perceberá que está no ponto, quando o catupiry de cima estiver derretido. se quiser, reserve uns camarões, cozidos em água e sal, para decorar. Que rico!!!
Parece dificil e trabalhoso gente, mas não é! Eu juro!!

Um comentário:

  1. Se me lembro, Flavinha, se me lembro !!!!!
    Deu uma saudade danada!
    Faça sim, vai ser um sucesso !
    Beijo

    ResponderExcluir