quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Encontro!



Vou contar pra vocês do meu fim de semana espetacular na casa rural da Anna - Las Carrascas!
Em julho fizemos um curso na Cátedra Ferrán Adriá, La burbuja culinaria, e o encontro surgiu a partir daí. Juntar cozinheiros, somar idéias e dividir experiencias! E todo ano um tema é proposto! Esse ano foi uma planta que aqui se chama borraja e que o google me falou que no Brasil é a borragem.
E foi isso! A Anna e o Octavio eram produtores de cinema e moravam em Madrid. Eles casaram e tiveram uma filhinha, a Laura, e resolveram que precisavam de mais tempo e uma vida diferente. Se cansaram dos agitos, gostos e desgostos. O mundo do cinema vocês ja imaginam como é...
Bom, eles compraram um terreno em San Esteban de Litera e começaram a construir uma bela casa que se transformou numa pousada! Mais acolhedora e aconchegante impossivel!

No primeiro dia fomos recebidas, Maria Luisa e eu, por um jantar delicioso feito pelo Juan e pela Anna!

Colherinhas de sopa de borraja e sorvete de jamón
um tipo de mexilhao chamado aqui "almejas"em arroz e borraja
Borraja em texturas com camaroes
Rabanadas de brioche de coco com espuma de amora e borraja doce
Licores, vinhos Lalanne, chupitos de tomate e vodka e pra terminar um delicioso chá de alecrim, menta e camomila frescos!

No segundo dia fomos visitar uma queijaria que fica em Fonz. Sao queijos e iogurtes de ovelha feitos a partir de leite cru. Almoçamos costela com batatas e fomos a uma feira de produtos organicos e com denominaçao de origem. Tudo que vocês podem imaginar! Vinhos, cervejas, frutas, doces, queijos, molhos, geléias, bolos....Eu comprei queijos, cerveja, azafrao, molho picante e alcaparras selvagens!
A noite foi nosso dia de cozinhar!
Nessa foto a equipe está completa: eu, Maria Luisa, Juan, Anna e Octavio!
A Maria Luisa serviu canelone de borraja e jamon iberico em compota de tomate e espuma de trufa! E apresentou num copo!!! Foi sensacional!
Eu servi salada da horta com queijo de ovelha ao iogurte e passas e cebola confitadas ao jerez e os camaroes na abobora que a gente pegou no quintal da Anna!
E vou contar pra vocês que o prato mais votado foi a abobora!!!!! eu flipei! Servi meio desconfiada, esqueci de provar, roubaram o meu creme de leite e ainda assim foi a melhor! Demos o nome de Creme de abobora e camaroes em texturas de borraja!
A sobremesa também foi de minha autoria! Crespillos de borraja com sorvete de iogurte em sopa de chocolate!

No dia seguinte fomos visitar a bodega Lalanne e depois voltamos pra casa pra preparar pequenos "tapas" dos nossos pratos para os patrocinadores! Além disso tivemos degustaçao de vinhos e entrega de diplomas!
Foi uma experiencia inesquecivel! Passar um fim de semana mergulhada em cultura, novos amigos, aprendendo muito e o que é melhor: cozinhando! Nao tem preço!

2 comentários: