sexta-feira, 17 de junho de 2011

Merluza em molho verde

Já tinha tentado fazer esse molho algumas vezes mas nunca acertei o ponto. Farinha demais, vinho demais, a salsinha perambulando pela cozinha sem saber se entrava em cena antes ou depois. Até que veio a pergunta: 
" Flavia, que hacemos mañana para comer ?" Não pensei meia vez! Convenci ao meu chefe de cozinha a me ajudar a fazer esse prato e enquanto ele me dizia que faríamos juntos, foi me contando uma das historias do El Bulli. Me contou que um dia depois do trabalho o Ferran ligou pro Arzak para que ele explicasse por telefone a receita. Então o Arzak explicou pro Ferran, que explicou pro Jaume que me explicou !! Eu sou a 4ª geração dos melhores do mundo?!?!? Fala séeeeerio! xD


Ingredientes para 2 pessoas que comem bem:
-5 dentes de alho em brunoise fina
-azeite de oliva
-1 colher de chá de farinha de trigo 
-50 ml de vinho branco
-500 ml de fumet de merluza ou água (eu usei agua) 
-meio copo de salsinha picada (parece muito mas é assim mesmo)
-500 gr de merluza em postas 
-200gr de almeijas
-6 aspargos 


Modo de fazer: 
1- Refogar o alho com azeite de oliva e deixar dourar. Adicionar a farinha refogar e incorporar o vinho e logo depois agua. 
2- Deixar ferver uns 5 minutos, colocar a salsinha e apagar. 
3- Adicionar o peixe previamente temperado com sal e pimenta branca, as almeijas e os aspargos. Tampar a panela e esperar uns 8 minutos. Dar a volta no peixe la pelo minuto 4. 
Aqui se come com ovo cozido e batatas.
Receita de ouro!


A foto ?? tirei na camera da fundación e alguém apagou.... :( 
Farei outras, me aguardem!




olha ele aí copiando a receita! hehehe 

2 comentários:

  1. Flavinha, ele cozinha só ná água quente com o fogo apagado?

    ResponderExcluir
  2. ele cozinha no proprio molho, tampado, com o fogo mínimo ou apagado. E por pouco tempo - 8 a 10 min.
    bjos!

    ResponderExcluir