terça-feira, 2 de abril de 2013

Medidas de higiene na cozinha




Muita gente tem dúvidas quanto a higiene da cozinha. Na verdade não tem segredo nenhum. O mais importante é usar água e sabão, enxaguar corretamente e nunca misturar produtos de limpeza. Cozinha limpa é saúde na mesa da família.


  • Como limpar bancadas?
Passe a esponja com detergente em toda a superfície e enxague bem. Feito isso você pode passar álcool ou outro produto de sua preferência.

  • Como limpar o fogão?
É super importante ler o manual de instruções do seu. O meu que é de vidro, só pode ser limpo depois de frio, com água e detergente neutro apenas. Nada de desengordurantes, multiusos, etc.

  • Como limpar geladeira?
Por dentro a mesma coisa: detergente e água! Não se esqueça de enxaguar bem. Se sua geladeira for inox, passe por fora dela apenas um pano úmido e seque imediatamente.

  • Como limpar esponjas?
Devem ser trocadas semanalmente. A cada 2 dias coloque no microondas úmida, durante 1 minuto para matar as bactérias  Nunca deixe esponjas em recipientes cheios d'água ou dentro da pia. Quanto mais água maior o crescimento de bactérias.

  • Como limpar panos de prato?
Ele não foi feito pra secar suor, limpar a boca e ficar dependurado no ombro do cozinheiro. Foi feito para ajudar a pegar recipientes quentes! Também não deve ser usado para secar utensílios. A maioria deles solta fiapos de tecido e raramente estão livres de bactérias. Deve ser trocado frequentemente.

  • Como limpar panos de pia (perfex, etc)?
Devem ser lavados diariamente e mantidos secos. Você pode deixar de molho em água sanitária a cada 2 dias para uma completa limpeza.

  • Como higienizar verduras e legumes?
Lave primeiro cada peça em água corrente. Faça uma solução de água filtrada - 1 litro, para 1 colher de sopa de água sanitária e deixe submerso por 20 minutos. Enxague bem. As verduras de folha devem ser lavadas uma a uma.

Para saber como armazenar corretamente os alimentos clique aqui

2 comentários:

  1. adorei as dicas!
    Flavinha, já fez pizza com massa de couve flor? nunca fiz e fiquei sabendo q é muito bom. bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ei Carol! Nunca fiz e nunca vi nenhuma receita.. se você testar me conta hein!
    Bjão!

    ResponderExcluir