quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pão de pensamentos


Hoje eu passei toda a tarde fazendo pão de queijo. Fiz quilos e quilos de massa...O pão de queijo é de verdade a melhor terapia pra mim... Amassar, colocar mais polvilho menos polvilho, examinar a textura e provar. E a cada bolinha ou a cada amassada vou pensando na vida.
O que mais tenho pensado ultimamente é no quão machista é esse mundo..... Nós mulheres sempre fomos as donas da cozinha....Sempre fizemos melhor. Esses cozinheiros estrelados aprenderam com suas mães e avós. E agora não me venham com historietas, porque os louros são femininos!!!!
Nós temos o olfato melhor, distiguimos melhor os sabores, trabalhamos com delicadeza e ao mesmo tempo somos fortes.
Na primeira semana de trabalho todos pensaram que eu não aguentaria os 2 meses (porque eu sou a ÚNICA mulher da cozinha). Entrar as 9:30 da manha e sair à 1 da manha, não sentar pra almoçar nem pra jantar, não sentar nunca ! Enfim.... passaram-se 6 semanas e eu to firme e forte! Claro que eu conseguiria! Posso voltar pra casa chorando mas lá dentro eu sou uma fortaleza! Ganhei experiência, respeito e mais segurança no meu trabalho! Vale a pena!
E uma coisa eu digo: Se algum dia eu tiver um restaurante só vão trabalhar mulheres.... E sabem porquê ?? Porque somos as melhores!
Sigo fazendo pão de queijo....e pensando ...!

15 comentários:

  1. vou discordar de voce viuu... =)

    Acho que tanto o homem como a mulher tem capacidades iguais e diferentes...

    cada qual com suas qualidades..

    quanto ao quesito comida, acho que não importa o sexo e sim, o quanto de paixão cada um coloca no que esta fazendo...

    por exemplo: meus avôs, quando se colocavam na cozinha... cozinhavam melhor que minhas avós... enfim... era raro de se ver, mas na boa, destruia elas... enfim...

    mas ainda sim, as mulheres estão longe de se tornar as melhores cozinheiras do mundo.. ahauhauhuahuhauha esse titulo ainda é nosso.. =)

    ahuahuah
    bjokas cu

    ResponderExcluir
  2. Beto, essa dos seus avôs eu duvido muito....antigamente cozinhar era coisa de mulher. E os títulos e estrelas de agora, lembre-se : atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. na boa, é verdade verdade, pode perguntar tanto pro meu pai quanto pra minha mae...

    Meus avôs, cozinhavam demais... demaiss....

    minhas avós eram mais pra doce mesmo e cozinha do DIA A DIA...

    e outra, cozinhar comida de casa, caseira, comida rustica, ok, eh coisa de mulher... mas cozinhar alta gastronomia enfim... é outra coisa Fla...

    totalmente diferente...

    sem contar a hierarquia e o quão puxado é uma cozinha de um restaurante, é compreensivel saber porque os homens se dão melhor...

    enfim..
    é minha opiniao..

    e nao to querendo dizer que homens cozinham melhor que mulheres....

    e sim que na restauração, infelizmente os homens se dão melhor...

    quem sabe voce não muda isso? =)

    beijokas

    ResponderExcluir
  4. o que vc quis dizer com "cozinhar comida de casa, caseira, comida rustica, ok, eh coisa de mulher... mas cozinhar alta gastronomia enfim... é outra coisa Fla..." ? que a alta cozinha nao é pra mulheres?? desmerecendo a cozinha diária que é tao criativa e cansativa quanto a "alta gastronomia" ... eu e muitas outras mulheres valemos muito mais que muitos homens ..... a diferença é que nesse mundo mediocre e machista, os homens aparecem mais....
    Com certeza isso mudará.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiii
    adorei as receitas que vc postou..
    vc é mto criativa flavinha parabéns..
    beijoss
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Fla,
    as receitas postadas são maravilhosas e devem ser deliciosas, vamos comer quando vc vier pra cá.
    Os homens têm mais fama, mas as mulheres estão invadindo essa área e estão cada vez melhores. O que eu sei é que vc é uma batalhadora, competente e adora o que faz, valorizando cada conquista e é isso o que interessa.
    bjs, Flávio

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga!!! Concordo com tudo que vc disse... as mulheres são melhores em tudo, sem discussão. Se formos começar a enumerar em que a mulher é melhor não vamos sair do computador hj... rsrsrs Como dizem : por trás de um grande homem sempre tem uma GRANDE mulher.Beijos

    ResponderExcluir
  8. quero dar minha opiniao também!!!rs..mais tarde eu volto! Beijos (p.s - seu pai é o cara!!) Lu Teen

    ResponderExcluir
  9. ta bombando os comentarios heinn?!!? =) ahauhauhuahuhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhahuahu!

    Eu não vou continuar a discussão porque não vale a pena...

    eu só disse que em restaurantes de alta cozinha (como a que voce trabalha) o numero de mulheres é infimo se comparado ao dos homens...

    Eu não disse que voces não tem capacidade, pelo contrario, voces tem e muita...

    o que eu disse é que não existem TANTAS mulheres chefs de cozinha que trabalhem (como chefs de cozinha) em restaurantes do nivel parecido ou maior com o qual voce trabalha..

    =)))


    enfim.. =))

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    foi isso que o Beto se referiu. Ele sabe que tem mulheres competentes, mas a quantidades de chefs homens é incrivel. E! uma quantidade avassaladora que só com o tempo deve igualar. Ufa!!!! está tudo esclarecido....ademã de leve....

    ResponderExcluir
  11. Engraçado..outro dia mesmo discutíamos aqui no trabalho essas mudanças comportamentais e de cenários em função da guerra dos sexos.
    Na minha opinião, o indivíduo é capaz de fazer tudo o que se propor a fazer, independente do sexo.
    Entretanto, somos diferentes. E isso é fato! E contra fatos, não há argumentos (ou não, rs!).
    Os homens (em sua maioria) são caracterizados pela praticidade, pela simplicidade, pela força física, etc. As mulheres (em sua maioria) são caracterizadas pela sensibilidade, pela tolerância, pela dedicação, etc.
    Eu, que não frito um ovo sem deixar “agarrar” na panela, não entendo muito bem do mundo da culinária. Mas, sei que é uma profissão que pode necessitar muito das características femininas, talvez mais do que as masculinas.
    Porque se bem pensarmos, cozinhar envolve sentimento, discernimento, dedicação e cuidado – sabe o filme Como água para Chocolate??
    Às vezes, os homens conseguem se destacar mais nessa área, não somente pelo talento – que é real -, mas pelo mundo machista em que vivemos mesmo. Talvez, as mulheres só possam exercer essa atividade no fogão de casa. Não é uma questão de competência, é uma questão cultural. E eu, com um pé no feminismo, acho que quem perde é o próprio mercado. Quem trocar a Flavinha por qualquer chefe (homem), não sabe o que está perdendo...Lu Teen

    ResponderExcluir
  12. Simone Fonseca Pereirasexta-feira, agosto 06, 2010

    Amigos,nesse mundão de Deus existe espaço pra todos que querem fazer um bom prato !!!!!!!!!! Flávia parabéns pelas suas receitas , sua criatividades e amar o que faz!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Oi Pazinha! Que saudade!!! Te mandei um e-mail sobre isso. Quero comentar sobre o assunto homem-mulher na cozinha e na vida:
    Você sabe (mas as outras pessoas não) que minha mãe é chef, fez o curso do SENAC, como você, de 9h as 18h, 8 meses e ela sempre ajudava em cursos noturnos até 22h e com seu esforço e mérito, chega a ter MAIS DE 30 DIPLOMAS na área. Já foi chef do Buffet Chiari, Hotel Ouro Minas e outros lugares de 'alta cozinha', como disse o não-sou-machista aí. Além da comida do dia-a-dia que ela faz que é a melhor.
    Acho que os homes podem se qualificar e aprender, mas como a maior parte das coisas que eles fazem, estão muito mais interessados em questões financeiras, méritos e EGO, pois para pegar no pesado, cozinhar em casa (além de realizar as outras atividades do lar) e ainda trabalhar 50 horas por semana, com amor, dedicação, fazendo das tripas o coração, não apareceu nenhum bonzão....
    No mais, em relação a você, guerreira, batalhadora, mulher verdadeira, dentro de casa e na profissão, não tenho dúvida que será uma vencedora. Encara eles!
    Louca pra comer esse pão-de-queijo (com muito queijo).
    Muita saudade.
    Beijão
    Lua

    ResponderExcluir
  14. Flavinha, é claro que só mulheres tem um olfato preciso, e ainda digo, infelizmente os inseguros dos homens, só realmente conseguem um bom desempenho na cozinha por contar sempre com grande toque feminino no final.... Somos sim as melhores!!!!! Bjocas e saudades

    ResponderExcluir
  15. Queridas amigas e pai, vocês sao os melhores! Amo!

    ResponderExcluir