segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Arroz a la cubana



Eu amo essa receita. Talvez seja porque tenho carinho especial por cada um dos componentes do prato ou porque esquenta o estômago e alimenta muito mais que o corpo. 
Desde pequena sempre fui louca por um ovitcho. Arroz com ovo, pão com ovo e cebola, ovinho mole, e tinha até um suporte em forma de galinha pra apoiar esse último! 


A receita é bem facil e rápida. Você pode usar aquele arroz que sobrou de ontem, o molho de tomate que ficou na geladeira ou a banana que está quase "perdendo" (apesar de que a banana mais verde fica melhor). De qualquer maneira, vou explicar passo a passo a maneira de fazer o arroz e o molho de tomate caseiro, pra o caso do leitor menos prendado! 


Ingredientes: 
- arroz cozido ( arroz, alho, azeite, água)
- molho de tomate (1 cebola, 1 dente de alho, 1 cenoura, 5 tomates maduros, sal, pimenta, azeite) 
- ovo poché (receita aqui)
- banana frita 


Modo de fazer o arroz: 
1- Lave 1 copo de arroz cru em água abundante e escorra bem. 
2- Pique 1 dente de alho bem picadinho. 
3- Em uma panela coloque 2 colheres de sopa de azeite e o alho no azeite frio. Refogue e incorpore o arroz. 
4- Deixe dourar rapidamente e acrescente 1 copo e meio de água quente. A panela deve estar semi tampada.  Em aproximadamente 10 minutos o arroz estará pronto. Ahh, corrija o sal !  


Modo de fazer o molho de tomate caseiro: 
1- Sempre começo colocando o alho no azeite frio e ligando o fogo bem baixinho, dessa forma o alho aromatiza mais o azeite. Quando começar a "cantar" coloque a cebola e espere até que ela fique transparente. Acrescente os tomates com pele e sementes ( a pele é rica em licopeno, aquela substância que ajuda a prevenir o câncer de próstata). Em fogo baixo deixe desmanchar. 
2- Coloque a cenoura, um dedinho de água e cozinhe por 20 minutos aprox. 
3- Triture o molho se precisar, corrija o sal e a pimenta e sirva. 
Na hora de servir, coloquei no fundo da panelinha uma concha de molho, o arroz de um lado, o ovo de outro, as bananas na beirada e mais um chorinho de molho pra arrematar! 


A banana ? É só cortar em rodelinhas e dourar no azeite de oliva! É fácil ou não é ?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário